Aprenda a preparar um prato especial e muito saboroso para abrilhantar ainda mais a ceia!
A receita desse mês vai dar um brilho especial para sua ceia de Natal ou Ano Novo. O sabor foge do tradicional e o modo de preparo torna o cozimento rápido e muito simples.
Numa das etapas, a costela é envolta numa mistura que leva farinha de rosca, que garante crocância, além de levar pinceladas de mostarda dijon antes de ir ao forno, garantindo o sabor e a acidez ideal. Chega de spoiler, vem ver a receita completa!
Costela de Cordeiro Assada no Forno
INGREDIENTES:
Para a mistura que envolverá o cordeiro:
- 1/2 xícara de farinha de rosca fresca
- 2 colheres (sopa) de alho picado
- 2 colheres (sopa) de alecrim fresco picado
- 1 colher (chá) de sal
- 1/4 de colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Para temperar o cordeiro:
- 1 costela de cordeiro limpa
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 colher (sopa) de mostarda Dijon
MODO DE PREPARO:
- Preaqueça o forno a 230 °C. Coloque a grade do forno na posição central.
- Em uma tigela grande, misture a farinha de rosca, o alho, o alecrim, 1 colher (chá) de sal e 1/4 de colher (chá) de pimenta. Acrescente 2 colheres (sopa) de azeite para umedecer a mistura. Reserve.
- Tempere o cordeiro todo com sal e pimenta. Esquente 2 colheres (sopa) de azeite de oliva numa frigideira grande que possa ir ao forno em fogo alto. Frite todos os lados do cordeiro por 1 a 2 minutos. Reserve por alguns minutos.
- Pincele o cordeiro com a mostarda. Passe-o na mistura de farinha de rosca até que esteja todo coberto. Cubra as extremidades dos ossos com papel de alumínio para evitar que queimem.
- Coloque o cordeiro na frigideira com o lado do osso para baixo. Asse a carne em forno preaquecido por 12 a 18 minutos, dependendo do ponto que você preferir. Com um termômetro para carne, meça a temperatura no centro do cordeiro após 10 a 12 minutos e retire do forno ou deixe cozinhar mais tempo, dependendo do seu gosto. Deixe descansar por 5 a 7 minutos, meio coberto, antes de cortar e separar as costelas.
Tempo de preparo: 40 min.
O ideal para cortes de cordeiro é sempre ser servido “ao ponto”, para que a carne possa preservar todo seu sabor e suculência.
Bom apetite!