Nós já falamos algumas vezes aqui no #dicapararestaurantes sobre a importância de manter um cardápio variado e organizado para atrair mais clientes, mas o assunto hoje é um pouco mais complexo e polêmico (principalmente para quem tem a carne como produto principal): o vegetarianismo e o veganismo.
Não podemos ignorar que essa é uma demanda crescente no mercado, e que há cada vez mais adeptos ao vegetarianismo ou ao veganismo como estilo de alimentação.
Essas pessoas geralmente estão “infiltradas” nos grupos de amigos, ou familiares que frequentam os restaurantes comuns, e quando se deparam com o cardápio, optam por mudanças para adaptação dos grupos alimentares permitidos pelo seu estilo de vida. Quando não, acabam caindo na trivialidade da batata frita.
Vamos combinar: a mudança do cardápio é bem trabalhosa, tanto para quem escolhe, quanto para quem prepara os alimentos. Pois, geralmente são previamente preparados, além dos custos,que também são previamente calculados, entre outros fatores.
Diante dessa dificuldade, que tal oferecer opções caprichadas de refeições vegetarianas e/ou veganas no cardápio do seu estabelecimento?
Separamos algumas vantagens que essa pequena mudança pode trazer para seu bar ou restaurante:
1. Oferecer pratos veganos e vegetarianos atende a uma demanda crescente do mercado, atraindo um público que busca opções mais alinhadas com seus valores alimentares;
2. Ao incorporar opções veganas e vegetarianas no cardápio, os bares e restaurantes têm a oportunidade de atrair um novo segmento de clientes que encontrarão motivos para experimentar o estabelecimento;
3. A inclusão de pratos veganos e vegetarianos também é uma oportunidade para os chefs e cozinheiros explorarem sua criatividade culinária. Criar pratos saborosos e inovadores pode diferenciar o estabelecimento e atrair a atenção de clientes em busca de experiências gastronômicas únicas;
4. Oferecer opções veganas e vegetarianas pode aumentar o ticket médio das vendas, já que muitos clientes optam por pratos adicionais, acompanhamentos ou sobremesas quando percebem uma variedade atrativa de opções veganas ou vegetarianas no cardápio;
5. Ao demonstrar sensibilidade às preferências alimentares diversas, os bares e restaurantes podem construir uma base de clientes leais. Aqueles que se sentem atendidos e respeitados em suas escolhas alimentares têm mais probabilidade de retornar e recomendar o estabelecimento.
Viu só?! Ao adaptar os cardápios para refletir as preferências variadas dos clientes, os bares e restaurantes podem criar uma experiência culinária mais inclusiva, atraente e lucrativa.
Que tal começar a pensar em novas receitas?
No nosso blog tem muito mais dicas para você colocar em prática. Acesse!