Hoje é dia de acender a churrasqueira! Nossa receita vai ensinar como fazer um pernil de cordeiro (com osso) na brasa, uma receita suculenta e muito saborosa.
O segredo dessa receita está na marinada, que leva diversos ingredientes, mas a preparação é muito simples. Vem com a gente!
Pernil de Cordeiro assado na churrasqueira
INGREDIENTES:
- 1 pernil de cordeiro grande a partir de 2kg (com osso)
- Alho
- Hortelã
- Alecrim
- Sálvia
- Tomilho
- Manjerona
- Páprica
- Pimenta
- 25 gramas de sal para cada quilo de carne
- Suco de 2 limões e algumas fatias extras
- 1 garrafa de vinho tinto seco de boa qualidade
Aqui a quantidade de cada tempero pode variar de acordo com o seu gosto pessoal. E mais: com exceção do alecrim e da hortelã, se você não gostar ou não encontrar alguma das outras ervas, não há problema algum em não usá-las.
MODO DE PREPARO:
- Pique os temperos, e reserve.
- Em um recipiente grande, coloque a carne e esfregue bem todos os temperos nela, massageando com vontade! Junte o suco de limão e o vinho, coloque algumas fatias de limão sobre a carne e se desejar, alguns temperos inteiros para aromatizar ainda mais a carne.
- Cubra o recipiente com plástico filme e leve à geladeira para virar a noite – isto é o ideal, mas se você tiver pressa, o mínimo que a carne deve marinar é 2 horas. Na metade do tempo que a carne for ficar na marinada, vire-a para que ambos os lados fiquem bem temperados.
- No dia seguinte, retire a carne da geladeira antes de levá-la à churrasqueira para que ela esteja em temperatura ambiente.
- Faça o fogo e quando você tiver brasas bem quentes, mas sem chamas, enrole o pernil com papel-alumínio com o lado brilhante para dentro e leve para assar em fogo brando, isto é, na parte alta da churrasqueira por cerca de 1h.
- Passado esse tempo, retire o papel-alumínio e leve de volta à churrasqueira para assar por mais 2 horas até a carne ficar bem dourada. Aí é só retirar da churrasqueira, deixar descansar por cerca de 10 a 15 minutos e comer!
Bom apetite!