O cardápio muitas vezes é negligenciado, mas se for bem utilizado, pode se transformar em uma ótima ferramenta de venda para seu bar ou restaurante

O #dicaspararestaurante deste mês vai falar um pouco de um item muitas vezes negligenciado, mas que é uma grande oportunidade de apresentar e vender os seus produtos, desde que ele seja apresentável e organizado. Acertou quem falou cardápio!

Além do ambiente, o cardápio é a primeira impressão e porque não dizer, o primeiro contato do cliente com o seu restaurante. Por isso ele deve ser limpo, organizado, bonito e, acredite, curto. 

Um cardápio muito longo deixa o cliente perdido em meio a tantas opções. Por isso, montar um cardápio enxuto, intuitivo, e que leve o cliente às melhores escolhas e combinações pode ser um diferencial.

E não é só isso, um cardápio bem elaborado, consegue conduzir o cliente de forma sutil para os pratos que deseja você deseja vender. Mas para que isso aconteça, é preciso deixar de lado a visão de que o cardápio é apenas uma lista de itens disponíveis. Na verdade, ele é uma ferramenta de comunicação e vendas, e a sua construção vai impactar diretamente na experiência e satisfação do cliente, e consequentemente no seus resultados.

Além disso, ali você tem uma oportunidade única de falar um pouco sobre a qualidade dos ingredientes que utiliza, ou ainda, contar uma história sobre cada prato oferecido no restaurante, criando vínculos com o cliente.

Uma dúvida bastante comum é: aderir ou não ao cardápio digital? Se você tem dúvidas entre o cardápio digital ou analógico, saiba que o ideal é que os dois modelos sejam mantidos, a preferência de utilização pode partir do perfil de cada cliente.

Anote as dicas que separamos de com deve ser o cardápio ideal para o sucesso do seu bar ou restaurante:

  • Limpeza em primeiro lugar: o cardápio circula por todo o salão, e passa por muitas mãos, por isso, mantenha-o higienizado;
  • Informativo e organizado: deve ser enxuto e ao mesmo tempo, fornecer todas a informações que o cliente precisa para decidir o que comer (tamanho do prato, quantas pessoas serve, acompanhamentos, dicas de bebida etc);
  • Ilustrativo e bem diagramado: deve ter fotos bonitas dos seus produtos, e também um design organizado, que permita uma leitura rápida e fácil.

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