No mês que comemoramos o Dia Mundial do Consumidor, o #DicasParaRestaurantes quer fazer uma provocação: o seu bar ou restaurante está pronto para atender as exigências do consumidor 4.0?

O consumidor 4.0 é o resultado da transformação digital pela qual passamos nos últimos anos e que, graças a ela, esse novo perfil de consumidor se tornou mais próximo das empresas de seu interesse.

Isso significa que ele acompanha as redes sociais da empresa, e através dela se identifica (ou não) com seu produto, postagens, seu posicionamento, princípios, valores entre outros ideais.

E como atender às exigências desse novo consumidor, antenado às tendências e totalmente digital?

O foco deve estar, além da qualidade do produto e do serviço oferecido, também na valorização da experiência do consumidor. Ele deverá se sentir parte do processo. 

Seja no processo de inauguração, no lançamento de algum produto, ou ainda, na mudança de um serviço, consultá-lo diretamente permite que ele opine quanto a satisfação com o resultado. 

Essa proximidade facilita muito o trabalho de quem está do “lado de dentro” do balcão, podendo seguir com o plano, caso o resultado seja positivo, ou mudar rapidamente de direção, caso o resultado não seja como esperado.

É interessante lembrar, que essa relação próxima e participativa era impossível de se imaginar nas gerações passadas.

Esse novo perfil de cliente, inclusive, está disposto até a pagar um pouco mais caro em um produto ou serviço, caso seja fidelizado a uma empresa, podendo ter uma maior autonomia na escolha daquilo que lhe interessa. 

Algumas das principais características do consumidor 4.0:

  • É mais ativo nas negociações, ou seja, pesquisa muito sobre o produto ou serviço que deseja consumir, de forma autônoma;
  • Compartilham e valorizam as opiniões de pessoas reais com agilidade, além de compartilharem a sua própria opinião, buscam opinião de pessoas comuns para validar a qualidade do local, e não mais de um especialista, por exemplo;
  • Buscam identificação com o produto e com os valores que a marca propaga, nem que seja necessário pagar mais caro por isso;
  • Buscam suporte em tempo real de forma ágil, ou seja, é menos paciente para esperar que as demandas sejam respondidas.

E aí, o seu bar ou restaurante está preparado para lidar com esse novo perfil? Como andam as redes sociais do seu bar ou restaurante? 

Que tal usar essas dicas e colocar a mão na massa para atrair e cativar esses novos consumidores?

No nosso blog muito mais dicas para você aproveitar, acesse!