Hoje nós vamos te ajudar a identificar qual é aquela vantagem competitiva, aquele segredo ou sabor que só o seu estabelecimento tem para oferecer. Vem com a gente!

Diferencial

Primeiro vamos entender sobre o que esse processo. Diferencial competitivo são atributos ou qualidades que tornam a empresa única e superior aos seus principais concorrentes. São vantagens ou benefícios exclusivos que a sua empresa proporciona à clientela e que a concorrência ainda não conseguiu oferecer.

Pode ser um produto, o ambiente, o local, o atendimento diferenciado, algum propósito que a sua empresa deve ter para se destacar. E além de tudo, pode funcionar também como excelente ferramenta de marketing.

Uma coisa é certa, para identificar o diferencial o empreendedor precisa conhecer muito a fundo a sua empresa, e principalmente, seus concorrentes. Responder algumas questões como: quem são seus principais concorrentes? O que eles oferecem de diferencial? Qual o tamanho do mercado do seu ramo de atuação? Qual o seu público e o que ele deseja?, podem te ajudar a identificar os atributos da sua empresa e dos seus concorrentes, e te possibilitar, a partir dessa análise, começar a agir usando essas vantagens a favor da sua empresa.

Capriche na divulgação 

Seja qual for o diferencial da sua empresa, é sempre bom lembrar que eles  somente tem valor quando o cliente consegue percebê-los. Por isso, não basta só ter esses atributos, a empresa também precisa divulgá-los de forma adequada. Mostrar para a clientela que ele existe.

O seu diferencial é ter o melhor pastel da região? A melhor comida caseira? Um bolo de milho sensacional? 

Então capriche na divulgação, e principalmente, seja fiel a qualidade do produto divulgado. Pois ele deve realmente impressionar!

É triste dizer, mas ações não divulgadas tornam-se desconhecidas na mente dos consumidores. Como o cliente vai saber que ali tem o melhor pastel da cidade?! E ainda, mesmo que bem divulgados, eles realmente devem tocar o cliente, como o próprio nome sugere: deve fazer a diferença para quem chega na sua lanchonete. 

As ações são simples, pois se você está no ramo, já deve ter um diferencial, talvez pouco explorado. Aquele detalhe que faz o seu cliente voltar, sempre que possível. Vamos colocar em prática?