Com a retomada das atividades dos bares e restaurantes já é possível perceber uma pequena melhoria na economia do setor.
Apesar da maioria dos estabelecimentos terem mantido os pedidos take away e delivery, ainda assim, o impacto da diminuição de clientes presenciais foi sentido por alguns.
Agora, é hora de organizar a casa, planejar o futuro e se preparar para o aumento da clientela que – agora vacinada – está sedenta por uma refeição ou uma bebida fora de casa.
Para (re)começar com o pé direito, é necessário conhecer e identificar os problemas e estancar os excessos. A nossa dica de hoje vai te ajudar a organizar a casa, vem com a gente!
Antes de mais nada, identificar quais são os custos do restaurante é o primeiro passo para controlar o fluxo de despesas do estabelecimento e alcançar o controle do caixa. Lembrando que é preciso separar e identificar os custos fixos e variáveis.
Saber identificar o que é cada um deles facilita a administração dos recursos de forma mais inteligente, e possibilita aplicar o custo real em cada produto oferecido, usando o rateio das despesas, e a partir daí enxergar seu lucro.
Sabemos que controlar e otimizar os custos do restaurante não é uma tarefa fácil. A dedicação deve ser diária. Além de ter uma visão ampla das despesas atuais, é preciso sempre manter uma estimativa das despesas futuras, e também, do lucro.
Colocando tudo no papel é possível ter uma visão clara da situação a longo prazo. Podendo assim ter mais tranquilidade no presente e planejar os investimentos para o futuro.
E por aí, como estão as coisas? Prontos para a retomada?