Um dos principais desafios diários nos bares e restaurantes é reduzir o desperdício, e são muitos. Produtos que vencem na prateleira, comida que vai para o lixo, desperdício de água, de produtos de limpeza, são alguns pontos que devem ser observados cuidadosamente. 

Cerca de 30% de todo alimento produzido no mundo é descartado. Além de gerar prejuízos financeiros, não é uma prática bem vista. Ainda assim,  muitos estabelecimentos não aplicam  práticas de reciclagens no descarte de embalagens e produtos, o que acaba influenciando diretamente nos resultados da empresa.

Pensando nisso, o #dicaspararestaurantes de hoje vai falar um pouco sobre algumas práticas que podem ajudar o seu estabelecimento a reduzir o desperdício.

O primeiro passo é ficar de olho no descarte de alimentos que foram para o lixo antes de serem consumidos, que venceram no estoque, por exemplo, ou que estragaram na geladeira devido ao tempo de armazenamento. E também, nos alimentos que foram descartados depois que o cliente consumiu, aqueles que voltaram no prato, ou sobraram no buffet.

A partir daí, será possível mensurar quais alimentos foram comprados em demasia, quais alimentos sobraram muito, que não saem muito no cardápio, reavaliando as formas de preparar e servir cada um deles, ou até mesmo de descartar.

O segundo passo seria rastrear os vilões do desperdício, identificando todos os pequenos problemas do estabelecimento, que somados, podem minar os seus lucros.

As causas podem ser as mais diversas: um estoque mal gerenciado, lixo sem separação, sobras de comida no buffet, gasto excessivo com água e produtos de limpeza, entre outros. Tudo deve ser identificado, anotado e resolvido.

Lembrando que um estoque sob medida e bem gerenciado é o coração do restaurante. Não se pode ter produto de menos, a ponto de faltar no prato do cliente, e nem produto de mais, a ponto de chegar a vencer na prateleira. 

Se for preciso, altere o seu cardápio. Ao invés de colocar no buffet seis ou sete tipos de carne, coloque três opções bem feitas. A qualidade conta muito mais do que quantidade, e diminui o risco do alimento voltar para a cozinha. 

O mesmo vale para os bares que tenham cardápios muito extensos, que muitas vezes necessitam que os alimentos sejam pré-preparados com certa antecedência, e se não forem usados, serão descartados.

É bom lembrar que todos os colaboradores devem estar envolvidos na missão da redução do desperdício, envolvendo todas as áreas: atendimento, bar, cozinha, limpeza, para que eles sintam que boa parte da responsabilidade também está com eles. 

Como andam as coisas aí no seu estabelecimento? Identificou algum ponto que pode ser melhorado? Mãos à obra!

No nosso blog muito mais dicas para você aproveitar, acesse!