Já que estamos no mês em que se comemora o Dia do Consumidor, o #dicaspararestaurante de hoje vai falar um pouco sobre o consumidor moderno, seus hábitos e suas exigências.
Nos últimos anos houve muita mudança e com isso, surgiram novos modelos de negócio onde o consumidor agora é o centro de tudo.
Com o passar do anos eles ficaram mais exigentes e imediatistas, e a tecnologia contribuiu muito para essa busca de satisfação imediata. Com isso, a experiência do cliente passou a ser tão importante quanto a qualidade do produto.
Segundo um estudo do Northridge Group 81% dos clientes tendem a mudar de marca após um atendimento ruim. Para muitos deles, a experiência tem que ser fluida, as respostas rápidas, as transações mais eficientes e os serviços mais personalizados.
E agora, quais estratégias podem ser implementadas para assegurar que seus clientes não te troquem pela concorrência? Vem com a gente ver essas dicas:
- Agilidade
- Estudos revelam que os clientes estão menos pacientes. A cultura do imediatismo, trazida pelas redes sociais, aumentaram a expectativa de obterem respostas rápidas por parte das empresas. Por isso, seja rápido, não o faça esperar.
- Autonomia
- Uma pesquisa mostrou que a maioria dos brasileiros preferem ficar presos no trânsito ao ter que falar com o SAC. Ou seja, preferem resolver os próprios problemas a ter que entrar em contato com alguém. Dê autonomia para isso!
- Flexibilidade
- Responder as dúvidas é tão importante quanto atender bem. Hoje, são os clientes que definem os meios (redes sociais, e-mail, chat, etc) das interações e esperam que os negócios estejam disponíveis no momento e lugar que seja mais conveniente para eles.
- Comunicação efetiva
- Não adianta ser apenas multicanal, 63% dos clientes querem utilizar todos os canais de atendimento sem ter que repetir as informações e dizer qual é o problema sempre que entrar em contato com a empresa. Uma solução omnichannel capaz de conectar todos os canais de atendimento em um único local pode ser uma boa saída.
- Métricas: satisfação e lealdade
- Mais do que resolver as dores e necessidades do cliente, saber qual a raiz do problema é essencial. Peça feedback, meça o nível de satisfação e escute o que ele tem a dizer.
- Lealdade recompensada
- Clientes leais geram mais de 80% da receita total de qualquer negócio. Eles se transformam em embaixadores da marca, recomendando seus produtos e serviços a amigos e pessoas próximas. Por isso, busque uma forma de recompensá-lo e mostrar a sua gratidão.
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